quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A COMUNIDADE (Kollektivet, 2016)


A TAL COMUNIDADE DO TÍTULO É APENAS PANO DE FUNDO PARA UM DRAMA FAMILIAR

país de produção: Dinamarca, Suécia, Holanda // direção: Thomas Vinterberg // elenco: Ulrich Thomsen, Trine Dyrholm, Helene Reingaard Neumann

sinopse: O casal Erik e Anna herda uma casa imensa e resolve abri-la aos amigos e conhecidos. Só que as coisas começam a azedar quando Erick se apaixona por uma aluna e a leva para viver na comunidade, com o consentimento inesperado de Anna.

Metascore: 60 (metacritic.com)

-------------------------

Talvez A Comunidade seja o pior filme do ótimo diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. Digo talvez pois não conheço toda a sua filmografia. É um filme frouxo, até idiota. Não combina com suas obras maiores, Festa de Família (1998), Submarino (2010) e A Caça (2012).

De início temos a improvável decisão do acadêmico sisudo Erick, diante do tédio de sua esposa, de abrir para amigos, conhecidos, agregados e amigos de amigos, um casarão herdado. Tudo bem, o filme se passa no início dos anos 70 onde havia os sonhos da coletividade, de paz, amor, liberdade. Mas algo fica mal amarrado nisso aí. As justificativas são frágeis e o desenrolar para a formação da comunidade carece de substância. Diálogos terríveis, cenas tolas e personagens sem graça formam um breve resumo do primeiro ato do filme.

Até que entra em cena Emma, a bonita e insinuante aluna de Erick. Forma-se um triângulo amoroso. O filme ganha em interesse. A comunidade e seus tipos mal desenvolvidos, com os problemas que a vivência sobre o mesmo teto geram, ficam eclipsados pelo real conflito do filme: o caso extraconjugal de Erick e suas consequências para sua esposa e filha adolescente. Esse drama familiar é até bem vindo, já que a tal comunidade, desperdiçada em suas tolices, vira definitivamente um pano de fundo. Mas é muito pouco e, para piorar, o desfecho é mal elaborado, um anticlímax.

Me causa espanto o desperdício de um enredo tão potente. Vinterberg baseou o roteiro em experiências próprias, vividas em sua adolescência. Além disso, ele está em seu habitat. Filmado na Dinamarca, A Comunidade tem em alguns momentos a mesma pegada de Festa de Família, mas sem a mesma intensidade nos conflitos. Sobra de bom as atuações e algumas cenas interessantes e fortes, não mais.

Visto no Estação Net Rio, em setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário