domingo, 10 de janeiro de 2016

SNIPER AMERICANO (American Sniper, 2014)


A BIOGRAFIA DO MILITAR CHRIS KYLE TEM COMO MAIOR QUALIDADE SE MANTER À MARGEM DE QUALQUER IDEOLOGIA.

país produtor: Estados Unidos da América // direção: Clint Eastwood // elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner

sinopse: Biografia de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, em quatro incursões, ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

Metascore: 72 (from metacritic.com)

-------------------------- 

Filme mais polêmico de 2014, Sniper Americano dividiu opiniões mundo afora, com muitos enxergando nesse filme uma retórica direitista de apoio ao intervencionismo americano pós 11 de Setembro. Nada mais fora da realidade.

Diferente do que pensa o pessoal mais à esquerda e anti-americano, não vi nesse filme uma visão preconceituosa sobre o Iraque ou os iraquianos. O que eu vi em Sniper Americano foi um tratamento neutro de Eastwood sobre essa guerra infame que os Estados Unidos inventaram, juntamente com a Inglaterra de Tony Blair, após o ataque às Torres Gêmeas.

SNIPER

Me pareceu que o diretor estava mais preocupado com o ser humano Kyle do que com o lado político ou ideológico da guerra. Kyle é uma pessoa com visão simplista sobre as coisas. De sua boca não sai nenhuma palavra de desagravo à guerra no Iraque (de outros soldados há palavras de descontentamento). Ele parece encarar o seu trabalho exatamente como isso, um trabalho; no caso, matar insurgentes iraquianos antes que esses matem seu colegas. É dessa "ignorância" que vem a força dele para aguentar o tranco de quatro incursões ao Iraque. O filme tem essa mensagem. Para ser um excelente soldado, é melhor não pensar.

Lendo os comentários por aí na internet, vejo que muitos são tomados por visões distorcidas e apaixonadas. Pois bem, prefiro ter a visão de Eastwood: nada é 8 ou 80. E American Sniper é um bom filme exatamente por isso.

Visto em 2015, em arquivo digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário